Caixa de mensagem

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

FALA EDUCAÇÃO

Ouça o programa de rádio Fala Educação, da SEC-BA.

3ª Edição - 28/10/2009. Música vencedora do FACE (Festival Anual da Canção Estudantil), projeto de cinema no Recôncavo e mutirão oftalmológico com estudantes do TOPA - Todos Pela Alfabetização.



2ª Edição - 21/10/2009. Etapa final do FACE (Festival Anual da Canção Estudantil) e Jogos Escolares de Jequié (entrevista com a professora Sinara)



1ª Edição - 14/10/2009. Entrevista com o Secretário de Educação e notícias sobre o concurso para professor da rede estadual.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Aula de Campo – Geografia

Na quarta-feira, 30 de setembro, os estudantes do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura visitaram o Morro da Cana Brava, um dos mais belos da cidade. Acompanhados pelo professor Roberto Edson, a turma registrou os momentos do alto do morro. Além da escalada, os estudantes entraram no casarão da era colonial. Veja os vídeos abaixo com o registro da aula.


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

SOLETRANDO 2009

O Projeto Soletrando foi desenvolvido pelo Colégio Edivaldo Boaventura no ano de 2007. Agora, no terceiro ano de realização, a instituição tem demonstrado mais maturidade e traz novidades nos temas abordados. O evento tornou-se, assim, um dos poucos no município de Maracás que consegue reunir estudantes de quase todas as escolas, além de um público diverso das mais variadas faixas etárias.
Na primeira etapa deste ano, ocorrida no dia 15 de agosto de 2009, o tema do Soletrando foi o Circo. Toda a decoração buscou lembrar o universo circense. Além disso, a dança de abertura da noite foi um espetáculo no mesmo tema que encheu a nossa cidade de orgulho.
Na segunda etapa, a homenagem foi aos Anos 80. A decoração foi feita com capas de discos, frases de famosos e uma série de objetos que lembravam a época. Os grupos de dança enfocaram, especialmente, o artista recém-falecido Michael Jackson. Essa fase do projeto foi realizada no dia 29 de agosto de 2009.
Brasil: esse foi o tema da terceira etapa, em 19 de setembro. A decoração da parte externa do auditório foi feita com símbolos de clubes do nosso futebol. A parte interna trazia uma montagem bastante interessante da nossa bandeira. Na introdução, o Hino Nacional tocado em diversos ritmos. Os grupos de dança enfocaram, especialmente, músicas brasileiras.
Não perca a fase final do soletrando. Os alunos finalistas representam o Colégio Normal de Maracás, o Colégio Estadual Edilson Freire e o Instituto de Educação de Maracás. Estão todos convidados. Será no sábado, dia 17 de outubro de 2009, a partir das 19h30mim, no Auditório Municipal de Maracás.
Veja abaixo todo o acervo de fotos e vídeos de nosso projeto. Clique na imagem para abrir o álbum e acessar todas as fotos.


Soletrando 2009 - 3ª Etapa

Para matar as saudades, o álbum do Soletrando 2008.


Soletrando 2008

Mais fotos do Soletrando do ano passado em: http://www.carlomagnumfilmes.com.br/sites/eventos/20092008soletrando/galeria/fotos4.html


GRUPO THE POPS DANCE

O grupo de dança The Pops Dance, do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura, tem se apresentado nas edições do Soletrando 2009, projeto promovido pela escola, sob a direção de Fabrício Rocha. Veja abaixo as apresentações do grupo na 2ª e na 3ª Etapa.
VÍDEO DA 2ª ETAPA (29 DE AGOSTO DE 2009):


VÍDEO DA 3ª ETAPA (19 DE SETEMBRO DE 2009):


GRUPO BRISA


Coordenado por Willian, o grupo Brisa tem uma marcante apresentação no Soletrando, desde as primeiras edições. A equipe presta atenção em cada detalhe, desde o figurino, até a marcação, proporcionando verdadeiros espetáculos.

VÍDEO DA 1ª ETAPA


VÍDEO DA 2ª ETAPA


BIANCA

Além dos grupos de dança, tivemos a participação de Bianca, que, sozinha, fez a abertura da segunda etapa com uma excelente imitação de Michael Jackson.

Vídeo de Bianca, cover de Michael Jackson, na 2ª Etapa.

domingo, 20 de setembro de 2009

Fabrício Rocha, coordenador geral do Soletrando


Essa é nossa homenagem a Fabrício Rocha, um dos idealizadores do projeto Soletrando quando ainda era estudante do 3º Ano, em 2007 (veja a foto). Na época, o evento fazia parte apenas de um trabalho de Língua Portuguesa para a turma. Mas depois que concluiu o Ensino Médio, Fabrício continuou ligado à escola, realizando diversas atividades voluntárias. Uma delas é a direção geral do projeto Soletrando. Ávido por novidades e muito disposto na hora de enfrentar os desafios, ele tem feito o possível e impossível para que o Soletrando seja uma grande festa sempre esperada no ano seguinte. O Colégio Estadual Edivaldo Boaventura agradece e parabeniza Fabrício Rocha.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Estudantes visitam o aterro sanitário

Em atividade do professor Roberto Spínola, de geografia, alunos do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura visitaram o aterro sanitário de Maracás para aprender sobre o tratamento do lixo. A proposta de Roberto é trabalhar com reciclagem. E aprender sobre o tratamento que os resíduos recebem é o primeiro passo para conscientização. Parabéns ao professor pela brilhante iniciativa e boa sorte aos alunos nessa atividade.
Veja abaixo o vídeo produzido pelo professor Roberto Spínola nesta atividade.



Você pode ver também as fotos feitas durante a viagem. Clique na imagem abaixo para abrir o álbum:

Projeto Expo-Lixo

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

TV PEN-DRIVE

O Colégio Estadual Edivaldo Boaventura já tem instaladas as TVs Pen-Drive de 29’’. Também conhecidas como Monitores Educacionais, essas novas TVs permitem a reprodução de conteúdos direto do pen-drive. Com esses aparelhos os professores poderão reproduzir diversos tipos de conteúdos de mídia como vídeos, fotografias, slides e música no formato mp3. Ou seja, a TV Pen-Drive substitui vários outros aparelhos. A partir de agora, não será mais necessário o uso de aparelho de DVD, aparelho de som para reproduzir CD, nem o uso de computadores para projetar slide. Temos tudo reunido em uma só tecnologia.


O melhor disso tudo é que a escola possui nove aparelhos, um para cada sala de aula, além de um para o laboratório de ciências, um para o laboratório de informática e um de reserva para a nossa futura biblioteca. Os professores que já utilizaram o aparelho garantem que isso facilita em muito a produção de material para os estudantes. E os alunos que já experimentaram também gostaram.

Além do aparelho, a Secretaria Estadual de Educação oferece também o suporte técnico para as escolas, como cursos para professores e funcionários da secretaria. Temos ainda um ambiente virtual da SEC com diversos materiais produzidos dentro das extensões aceitas pelos Monitores Educacionais. É só o professor acessar a internet, baixar o conteúdo para o seu próprio pen-drive e levar para a sala de aula. Tudo prático e revolucionariamente melhor que o quadro branco com piloto.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Parabéns Cácio, vencedor do TAL!



Cácio Luíz, aluno do 1º ano A do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura, foi um dos classificados para a etapa regional do projeto TAL. Com o seu poema intitulado “12 de Setembro”, Cássio foi um dos concorrentes da etapa local, realizada no pátio da escola no dia 17 de junho (veja fotos aqui). Dentre todas as escolas da Direc 13, apenas vinte e cinco textos foram selecionados e o de Cacinho, como é chamado pelos colegas, foi um deles. A etapa regional será às 17h30mim do dia 4 de setembro deste ano, no salão de exposições do Centro de Cultura ACM, em Jequié. Lá serão selecionados três textos para representar a Direc na final estadual. Vamos ficar na torcida por nosso colega Cacinho.

Leia abaixo o poema selecionado para a etapa regional.

12 DE SETEMBRO


Vai, segue teu caminho.
Vai em busca de outros horizontes.
Talvez lá consigas
o que aqui entre todos não tiveras.

Me amou, cuidou de mim, e de repente,
sem ao menos deixar-me conhecer
o que seria a vida, partiu...

Partiu e deixou meu coração
numa profunda tristeza.

Não tenho tua presença em minha vida;
ainda bem que posso te encontrar todas as noites.
No brilho das estrelas,
encontro teu sorriso e teu olhar.
E só de senti-los, me acalmo.

(Cácio Luíz)

Olimpíadas de Matemática

Classificados para segunda fase da quinta Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP):

Antonio Souza dos Santos
Adriano Venâncio dos Santos
Elisia Almeida da Silva
Jacó Porfírio dos Santos Filho
Rafael Messias Teixeira
Eliana dos Santos da Silva
Augusto César Brito da Silva
Yohana Akuan Cortes Santos
Dierle Dias Borba
Ana Paula dos Santos Vieira
Iraci Silva Barbosa
Diana dos Santos de Andrade
Fábio dos Santos Freitas
Nataline dos Santos da Silva
Cristiane dos Santos

sábado, 29 de agosto de 2009

Soletrando - 2ª Etapa

Fotos dos Soletrando 2009 - 2ª Etapa
Clique em uma das imagens abaixo:

Primeiro Álbum:

Soletrando 2009 - 2ª Etapa


Segundo Álbum:

Soletrando 2009 - Segunda Etapa (Álbum 2)



Pedimos colaboração. Quem possuir mais fotos favor nos contatar no Colégio Estadual Edivaldo Boaventura.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Apresentações Artísticas no 3º B

Nos dias 27 e 28 de agosto de 2009, foram apresentados os trabalhos de teatro e poesia do 3º ano, Turma B, do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura. As atividades fazem parte das aulas de Artes da professora, agora aposentada, Maria do Socorro (que esteve presente nas apresentações). Hoje titular da matéria, a professora Dora deu seguimento ao trabalho de Socorro e fez questão de registrar o momento da apresentação como uma forma de confraternização. A direção também esteve presente.
No teatro, dia 27, a turma quis abordar temas diversos que são preocupação da juventude atual, como drogas, doenças sexualmente transmissíveis e prostituição. A principal qualidade dessa apresentação foi o cuidado com os detalhes de figurino e cenário.
No dia seguinte, a equipe da poesia fez um sarau com direito a canto em capela, leitura de mensagens de amor e o recital de um poema romântico escrito pela aluna Giunária. É animador ver as produções artísticas da juventude e nos anima saber que a cultura ainda tem espaço entre os mais jovens.
Parabéns, toda a turma!
Clique na imagem abaixo e veja as fotos.

Apresentações do 3º Ano B - Vespertino

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Professora Socorro Aposentada

Foi publicada no último dia 12/08 a aposentadoria da professora Maria do Socorro Andrade Fontes. O processo, moroso como quase todos do estado, já havia completado dois anos. Embora todos nós acompanhássemos de perto o seu processo, Socorro chegou a dar uma semana de aula a mais que o necessário. É que a aposentadoria foi publicada na sessão da Secretaria de Administração e não na SEC, como costumeiro, e nem a Direc havia percebido a tempo.
Mas é assim mesmo: antes tarde do que nunca. Não é para menos que todos no Colégio Edivaldo Boaventura estivessem ansiosos por esse grande dia. Estamos todos felizes por Socorro, mas vamos ficar com muitas saudades. Se pensarmos na disposição com que ela vinha dando aula, a mesma com que trabalhou durante anos, talvez cheguemos à conclusão de que não era o tempo ainda de se aposentar. Mas ela tinha o tempo de contribuição mais que necessário e já tem idade suficiente para isso, por mais que não pareça.


Aproveite a juventude agora, pró Socorro.



Felicidades!

domingo, 16 de agosto de 2009

Soletrando 2009 - Primeira Etapa

O Projeto Soletrando foi desenvolvido pelo Colégio Edivaldo Boaventura no ano de 2007. Agora, no terceiro ano de realização, a instituição tem demonstrado mais maturidade e traz novidades nos temas abordados. O evento tornou-se, assim, um dos poucos no município de Maracás que consegue reunir estudantes de quase todas as escolas, além de um público diverso das mais variadas faixas etárias.
Na primeira etapa deste ano, ocorrida no dia 15 de agosto de 2009, o tema do Soletrando foi o Circo. Toda a decoração buscou lembrar o universo circense. Além disso, a dança de abertura da noite foi um espetáculo no mesmo tema que encheu a nossa cidade de orgulho. Não perca as próximas etapas do Soletrando nos dias 29/08, 05/09 e 19/09.

Clique abaixo, para ver algumas fotos dos melhores momentos da noite.
Soletrando 2009 - 1ª Etapa

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Gincana em Homenagem ao Dia do Estudante

No dia 10 de agosto de 2009, foi realizada no pátio do Colégio Edivaldo Boaventura a gincana em homenagem ao dia do estudante. Idealizado e promovido pelas professoras articuladoras Patrícia Dutra e Jamile Andrade, o evento teve apoio da maior parte dos professores e contou com a presença de todas as turmas do matutino e vespertino. Abaixo, algumas fotos dos melhores momentos da gincana, que foi vencida pelo 2º Ano, Turma A.

Clique na imagem abaixo para visualizar as fotos.

Gincana Dia do Estudante

sábado, 20 de junho de 2009

Forró do Edivaldo 2009

O Colégio Estadual Edivaldo Boaventura realizou no dia 29 de junho de 2009 os festejos juninos no encerramento do primeiro semestre, graças à coordenação das professoras articuladoras Patrícia e Jamile, bem como de todo o corpo docente. Durante o turno vespertino, houve brincadeiras, apresentações do grupo The pops dance, quadrilhas e concurso de dança. No noturno, além da quadrilha, houve som ao vivo com Welington Morbeck e Chico Sanfoneiro, com forró tradicional de qualidade. O som foi cedido pelo jovem vereador Lauro de Jesus, a quem agradecemos. Lauro se prontificou imediatamente quando ficou sabendo da necessidade da escola e fez questão de comparecer com a esposa no forró do Edivaldo. O vereador mantém o blog Maracás Verde. Abaixo, o vídeo do aluno Carlos (1º ano matutino), participando do tradicional quebra-pote. Foi uma festa arretada de boa, tanto que estamos ansiosos para o Forró do Edivaldo 2010.


quarta-feira, 17 de junho de 2009

Fotos do TAL: Tempo de Artes Literárias

As fotos abaixo foram tiradas no dia 17 de junho de 2009, no pátio do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura, por ocasião do projeto TAL: Tempos de Artes Literárias, promovido pelo Governo do Estado da Bahia em todas as escolas sob sua responsabilidade. O projeto é um concurso de literatura em três etapas: a primeira é a etapa escolar (em que os alunos da mesma escola concorrem entre si para definir quem representará a escola na fase seguinte); a segunda é a regional (organizada pela Direc, que escolhe os melhores 25 textos de sua região) e a terceira é a Final Estadual. Tivemos o privilégio de ter as fotos abaixo também publicadas no site da Direc 13.
CLIQUE NA IMAGEM
PARA VER AS FOTOS

Fotos do TAL: Tempos de Arte Literária
Atenção:
Veja a notícia sobre o vencedor clicando aqui.
Notícia no site da Direc 13
Colégio Edvaldo Boaventura de Maracás realiza Projeto TAL:


Veja as Fotos do 1º TAL - Tempos de Artes Literárias realizado pelo Colégio Edvaldo Boaventura em Maracás.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

A TRAJETÓRIA DE EDIVALDO BOAVENTURA

Escritor, educador, historiador da educação e advogado, Edivaldo Machado Boaventura nasceu no dia 10 de dezembro de 1933 na cidade de Feira de Santana. Seus primeiros estudos foram no Colégio Santíssimo Sacramento e na Escola Professora Helena Assis. Só aos 12 anos veio para Salvador e fez o curso de admissão no Colégio Antonio Vieira, onde cursou o ginásio e colégio.


Tem uma típica formação nas ciências humanas, iniciada pelos estudos de Direitos, Bacharel em 1959, doutor e Docente Livre em 1964, complementada com o Bacharelado em Ciências Sociais em 1969. Ingressou nas lides educacionais como Assessor de Planejamento da Universidade Federal da Bahia, estagiando, posteriormente, no Instituto Internacional de Planejamento da Educação (UNESCO).

Tornou-se Mestre em 1980 e Ph.D em 1981 em administração da educação pela The Pennsylvania State University. Quando ainda estudante, escreveu para a revista Ângulos e jornais estudantis. Ingressou no magistério superior e como articulista do Jornal da Bahia, em 1960.

Iniciou a vida de profissional não apenas como professor, mas também como Técnico em Desenvolvimento Econômico das SUDENE, dirigindo o escritório regional da Bahia no período de 1963 a 1970.

De 1968 a 1970 implantou a Assessoria de Planejamento da UFBA e participou ativamente da reforma universitária, instalando a secretaria geral de cursos. Em 1968, foi nomeado para o Conselho de Educação da Bahia de 1970 a 1971. Ocupou pela primeira vez o cargo de Secretário de Educação e Cultura da Bahia, no Governo de Luís Viana Filho, quando iniciou a construção das escolas polivalentes, criou o Parque Histórico Castro Alves, dentre outras realizações. Foi eleito para a academia de Letras da Bahia, em 1971.

Pela segunda vez foi Secretário de Educação e Cultura da Bahia de 1983 a 1987, no governo João Durval, quando reestruturou o órgão estadual de educação. Dentre muitas outras realizações, editou o Plano Estadual de Educação e Cultura da Bahia – 1984-1987 – implantou a TVE e criou a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Impulsionou a educação superior estadual com o reconhecimento da Universidade Estadual de Feira de Santana e a consolidação da Universidade Estadual do sudoeste da Bahia. Construiu cerca de 3000 e recuperou mais de 12 mil salas de aula. Trabalhou conjuntamente com as prefeituras em vários programas de alfabetização e educação rural. Criou uma estrutura de educação continuada de adultos, enfatizando, ainda, a educação comunitária nas periferias urbanas.
Hoje, com 75 anos, o professor Edivaldo Boaventura é Diretor do Jornal A Tarde (um dos maiores do norte-nordeste) e presidente da Academia de Letras da Bahia. Atua na área de ensino e pesquisa em Educação Superior, dos Afrodescendentes e História da Educação, e Metodologia da Pesquisa. Com 46 anos de experiência docente, além do ensino, tem se dedicado, ultimamente, à orientação de teses (29) e dissertações (30), tendo participado de mais de 100 bancas examinadoras. Integra o conselho editorial de 10 revistas de Educação e Ciências Humanas Aplicadas.


Além de professor titular da UFBA, Edivaldo é o primeiro reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e detentor, dentre outras, das seguintes condecorações:

● Grande Oficial da Ordem do Mérito da Bahia, por promoção de Comendador desde 1971;

● Donato di Devozione de Seconda Classe da Ordem de Malta;

● Oficial da Ordem de Palmas Acadêmicas;

● Cruz de Malta;

● Maria Quitéria;

● Mérito Cultural Castro Alves;

● Mérito Educacional Barão de Macaúbas;

● Medalha da Patriarca;

● Presidente da Academia de Letras da Bahia;

● Título de cidadão de salvador, na Câmara Municipal, 26 de maio de 1988.

Fontes:
http://lattes.cnpq.br/6025485838331204 (Currículo Lattes de Edivaldo Machado Boaventura)

sexta-feira, 1 de maio de 2009

TAL - Tempos de Artes Literárias

Apresentação
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) busca uma nova configuração da Educação, através de uma proposta de educação pública de qualidade e inclusiva, que valorize os profissionais de ensino, o desenvolvimento da auto-estima e a autonomia dos estudantes, a partir de princípios fundamentais que relacionam a educação e a diversidade social, a educação e a cultura, com vistas a “assegurar o direito à cultura, à arte, ao conhecimento e à aprendizagem que resultam das relações sócio-espaciais e políticas”, ao “considerar a cultura como a grande matriz do conhecimento”.
É nesse contexto que surge o projeto Tempos de Arte Literária (TAL), com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da arte literária, nas suas diversas expressões, no currículo escolar, estimulando não apenas o hábito da leitura nos ambientes escolares de todos os municípios do Estado da Bahia, mas, sobretudo, da produção literária estudantil.
Acredita-se que o TAL, portanto, além de fomentar a criação e a autonomia da produção de saberes e de distintas expressões literárias, contribuirá para a criação de um ambiente cultural ativo nas escolas e na sociedade, envolvendo os estudantes em um clima de participação e de alegria, no qual as artes literárias serão elos das relações entre os estudantes, os professores, os diretores, os funcionários, os artistas, familiares entre outros, estimulando a criatividade nas escolas da Bahia.
É pensando na formação dos estudantes e professores, assim como na consolidação de um ambiente de festividade, de entretenimento e de prazer, que esse projeto contribuirá para tornar significativo e prazeroso o cotidiano escolar, contribuindo para a manifestação de sentimentos e de valores humanizantes.
A professora Maria das Graças Santos participou das oficinas para o projeto TAL e FACE. Veja abaixo as fotos da oficina realizada no Colégio Estadual Régis Pacheco (IERP), em Jequié.